Bancos liberam menos financiamentos de carros por receio de calote

Manutenção da taxa de juros, instabilidade econômica e escalada dos preços desencorajam novos financiamentos

Atualmente, sete em cada dez financiamentos de carros – considerando modelos novos e usados – são recusados pelos bancos no Brasil. É o que apontou a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O que você precisa saber:

  • Sete em cada dez financiamentos de carros são recusados no Brasil em 2023;
  • Risco de inadimplência do brasileiro deixou os bancos e instituições financeiras mais cautelosos;
  • Registros de fraudes nos financiamentos também levaram à maior seletividade na concessão de crédito;
  • Momento atual do país também é um fator que desafia a aprovação de novos financiamentos.

Isso tem acontecido porque o risco de inadimplência do brasileiro deixou os bancos e instituições financeiras mais cautelosos, conforme explicou Paulo Noman, presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), em entrevista ao Autoesporte.

Além disso, maior seletividade na concessão de crédito se deve a registros de fraudes nos financiamentos no Brasil.

A inadimplência avançou pouco no país. Em relação a veículos, um terço de todos os carros novos são financiados. E os contratos inadimplentes com atrasos acima de 90 dias correspondem a 6,2% de todos os financiamentos em 2023, considerando CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e leasing, segundo a Anef. Em comparação a 2022, avanço é de 1,3%.

No financiamento CDC, onde o cliente recebe um empréstimo bancário para adquirir o veículo, a inadimplência é de 5,5%. E no caso do leasing, onde o banco cede o uso do carro por um plano de arrendamento, a inadimplência está em 3,3%, de acordo com o Banco Central.

Além do risco de inadimplência, o momento atual do país também é um fator que desafia a aprovação de novos financiamentos.

A manutenção da taxa Selic em 13,75%, a instabilidade econômica e a constante elevação dos preços têm assustado e afastado novos clientes.Paulo Noman, presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), em entrevista ao Autoesporte

Paulo Noman, presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), em entrevista ao Autoesporte

Limpe seu nome agora pague suas dívidas depois!

Nossos consultores estão disponíveis e preparados para atender e te ajudar passo a passo a limpar o seu nome e recuperar sua linha de crédito, antes mesmo de pagar suas dívidas.

O seu risco é zero!

O risco é todo nosso! Seu nome limpo ou nós devolvemos 100% do seu dinheiro, centavos por centavos, simples assim!